Vírus que mais causam problemas.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 5b633f_2e9efba0e6ee426a944572e1c5b7845d~mv2.webp

Decidi dissertar e desmistificar o que é vírus, posto que, ainda é um mistério para muita gente. As perguntas mais frequentes são: O que é vírus, como se espalham tão rápido e por que causam tantos problemas.

Estão prontos para uma enxurrada de informações amados? Vamos lá!

O que é Vírus

Vírus nada mais é que : substância orgânica capaz de transmitir doença.

Mas como? A partir de um material genético ( ou dois matérias DNA e RNA juntos) envolvidos por uma capsula proteica e que só tem função se encontrar um hospedeiro, como as células.Quando o vírus está fora da célula, não tem nenhuma função ,haja vista que, não tem função metabólica alguma fora de uma célula.

Como se espalham tão rápido? Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para executar o seu ciclo de vida, o vírus precisa de um ambiente que tenha esses componentes. Esse ambiente precisa ser o interior de uma célula que, contendo ribossomos e outras substâncias, efetuará a síntese das proteínas dos vírus e, simultaneamente, permitirá que ocorra a multiplicação do material genético viral.

Para se reproduzirem, os vírus precisam infectar células, introduzindo o seu material genético no interior delas. Esse processo tem início quando o vírus adere à parede celular ou à membrana, ligando-se a certas moléculas receptoras, existentes na superfície das células.Mas o fato é que, uma vez no seu interior, o vírus passa a controlar o metabolismo da célula infectada, inativando a maior parte dos genes e utilizando-se das substâncias existentes no interior da célula, a fim de multiplicar seu próprio material genético e fabricar capsídios para os novos vírus gerados.

Por que causam tantos problemas? Os vírus apresentam formas de organismo bastante diferenciadas, mas todos possuem uma cápsula feita de proteína, onde fica o material genético desses seres. Esse material genético sofre modificações, ou seja mutações, com frequência, levando ao surgimento de variedades (subtipos) de um mesmo vírus. Isso dificulta o seu combate e compromete a eficiência de várias vacinas, que são preparadas para combater tipos específicos de microorganismo.

vírus mais comentados e transmitidos:

Gripe ou Resfriado

Embora causados por vírus diferentes, seus sintomas são semelhantes: coriza, obstrução nasal, tosse e espirro; a febre geralmente só aparece nos casos de gripe. Ambas as doenças são transmitidas por gotículas eliminadas pelas vias respiratórias.

Sarampo

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 5b633f_81f54d3e9fe54ce788d9f19c433c268a~mv2.webp

Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. A transmissão ocorre de mãe para bebê durante a gravidez, parto ou amamentação.Por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro).Por saliva (beijos ou bebidas compartilhadas).Por contato com a pele (apertos de mão ou abraços).Por toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta).

Caxumba

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 5b633f_d9fff4da92f44027886ea81916d1a311~mv2.webp

A caxumba afeta as glândulas parótidas, as glândulas salivares localizadas abaixo e na frente das orelhas. Algumas pessoas não apresentam sintomas. Quando ocorrem, os sintomas incluem glândulas salivares inchadas e doloridas, febre, dor de cabeça, fadiga e perda de apetite. A caxumba é transmitida a partir de gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro),saliva (beijos ou bebidas compartilhadas) e toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta).

Rubéola

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 5b633f_44b115d2a2d64f1eb7241afd08afc387~mv2.webp

Infecção viral contagiosa evitável por vacina e conhecida pela sua erupção vermelha característica. A doença pode se espalhar pelo contato direto com a saliva,muco de uma pessoa infectada,pelo ar, por meio de gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar.Os sintomas costumam aparecer de duas a três semanas após a exposição, e também incluem febre baixa e dor de cabeça. A rubéola foi erradicada no Brasil. Recomenda-se que as crianças sejam vacinadas com a vacina MMR para prevenir o ressurgimento da doença.

Poliomielite

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 5b633f_63a2e54ba87c49e5a361d38e71cd3ff2~mv2.webp

A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada.Muitas pessoas infectadas com o poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas. No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal.

Febre amarela

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 5b633f_40bf34578e894226aab305b1b69e1786~mv2.webp

A febre amarela é transmitida por uma espécie de mosquito comum em áreas da África e da América do Sul. A vacinação é recomendada antes da viagem para determinadas áreas.Os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais.Não existe um tratamento específico para a doença. Os esforços se concentram no controle dos sintomas e na limitação das complicações.
IMPORTANTE: A prevenção é feita por meio do combate ao mosquito e da vacinação.

Raiva ou Hidrofobia

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 5b633f_860512dd7e02446d8e1883923ed8ed9b~mv2.webp

Essa doença, quase sempre fatal, ataca o sistema nervoso. É transmitida por animais domésticos, principalmente o cão, sendo por isso obrigatória a vacinação e o recolhimento dos animais soltos na rua. Quando uma pessoa é mordida por qualquer animal deve lavar várias vezes o local da ferida com água e sabão e aplicar um desinfetante. Se houver suspeita que o animal está raivoso, procurar urgentemente o hospital mais próximo o soro e vacina antirrábicos. Deve-se também exigir que o proprietário apresente o atestado de vacinação do animal.

Hepatite A

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 5b633f_0df4f81c5e8b4f29a8f4bad35549af4f~mv2.webp

É possível prevenir a hepatite A por meio de vacinação. Ela se espalha por alimentos ou água contaminados ou pelo contato com uma pessoa infectada.Os sintomas incluem fadiga, náuseas, dor abdominal, perda de apetite e febre baixa.A condição desaparece por conta própria em um ou dois meses. Descanso e hidratação adequada podem ajudar.

AIDS

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 5b633f_64decb71dcf144d5844dae6ca416194e~mv2.webp

A AIDS é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados.Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga.

A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.Não existe cura para a AIDS, mas uma adesão estrita aos regimes antirretrovirais (ARVs) pode retardar significativamente o progresso da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações.
A propagação da doença ocorre a partir de produtos sanguíneos (agulhas sujas ou sangue não testado), de mãe para bebê durante a gravidez, parto ou amamentação e por sexo vaginal, anal ou oral sem proteção

Publicado por Dia a Dia Blog

informações sobre: saúde, política,esporte, cultura e tudo que você precisa saber!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: